Quem Ousa, Vence!

"Como se se pudesse matar o tempo sem lesar a eternidade" Henry Thoreau (1817 - 1862) Ano XI

27.3.06

Choque tecnológico

Depois dos vídeos Beta (Betamax) e VHS, depois do DVD surgem os HD DVD e Blu-ray. Os HD DVD (High Definition Digital Versatile Disc) e Blu-ray (adaptação de "blue ray") são formatos de alta definição que usam raios laser azuis em vez de vermelhos permitindo gravar mais informação no mesmo espaço físico.

O leitor de HD DVD será comercializado pela Toshiba (HD-A1) e será um modelo compatível com os vários formatos de DVD actualmente existentes e também com os habituais CD e os formatos de compressão de áudio MP3. O custo será de 417 euros. A Sony lançará o leitor de Blu-ray BDP-S1 que custará 835 euros, mas não é feita nenhuma referência à compatibilidade com os formatos de gravação DVD e CD, o que pressupõe que os primeiros equipamentos Blu-ray apenas permitem ver os habituais DVD e, obviamente, aquilo que estiver gravado em discos Blu-ray. A diferença de preços entre os novos formatos reside no facto do HD DVD poder ser produzido com os equipamentos e processos de fabrico actualmente existentes. Ambos os formatos de discos ou filmes vão ter os mesmos 12 cm de diâmetro. Só que, enquanto um DVD actual permite armazenar 4,7 gigabytes de informação - o suficiente para um filme com mais de 120 minutos, dependendo isso da qualidade da resolução (imagem gravada) -, o HD DVD triplica essa capacidade ao permitir gravar 15 gigabytes de informação e o Blue-ray 25 gigabytes. Os dois novos formatos também vão permitir tirar partido da televisão de alta definição, porque enquanto os DVD tinham uma resolução de 720x480 pixels (número de pontos que compõem a imagem) o Blu-ray e HD DVD conseguem uma resolução de 1920x1200 pixels considerada de alta definição.

Os HD DVD deverão surgir no mercado a 18 de Abril e os Blu-ray a 23 de Maio, não sendo necessário converter os anteriores filmes em DVD, porque os leitores dos novos formatos vão ser compatíveis, tendo os discos o mesmo tamanho e os lasers preparados para ambos.