Quem Ousa, Vence!

"Como se se pudesse matar o tempo sem lesar a eternidade" Henry Thoreau (1817 - 1862) Ano XI

6.8.09

Ipsis dixit: A subtileza do pensamento (1)


“O tempo é apenas o rio em que vou pescando. Bebo nele, mas ao beber vejo-lhe o leito de areia e percebo quão raso é. A fina corrente logo se esvai, mas a eternidade permanece. Gostaria de beber mais fundo e de pescar no céu, em cujo leito os seixos são estrelas. Não consigo contá-las. Ignoro a primeira letra do alfabeto. Tenho lamentado sempre não ser tão sábio como no dia em nasci. A inteligência é um cutelo que penetra e corta caminho adentro o segredo das coisas. Não desejo ocupar as minhas mãos mais do que o necessário. A minha cabeça é mãos e pés. Sinto que as minhas melhores faculdades aí se concentram. O instinto diz-me que a cabeça é um órgão para escavação, como o focinho e as patas de certos bichos, com a qual gostaria de explorar e cavar o meu caminho através desses morros. Penso que o filão mais rico está por aí nas redondezas, e assim avalio por meio da varinha de condão e dos finos eflúvios que se levantam. Aqui começarei e minerar.” (p. 116)

Henry David Thoreau, Walden ou a Vida nos Bosques, Antígona, Março 2009

Etiquetas: